“Senhor Sempre em Pé”
Estudo do centro de massa
A razão de este simples objeto nunca chegar a
tombar completamente reside na posição do seu centro de massa (ponto onde se supõe estar concentrada
toda a massa do sistema e onde se aplica a resultante das forças que atuam
sobre o sistema de partículas).
Como a massa deste corpo está,
maioritariamente, concentrada na parte inferior (devido a existência de sete
berlindes colados), o centro de massa também o estará (de acordo com a
definição da posição do centro de massa: a posição do centro de massa de um
sistema de N partículas é igual à média, ponderada pelas massas, da posição de
todas as partículas).
Deste modo, devido ao formato arredondado e devido à
distribuição da massa, o corpo mantém-se em pé mesmo que alguém o incline
muito.
Matematicamente:
A massa do corpo A pode ser desprezada uma vez que é constituído por cartolina.
Portanto, o corpo A é desprezado no estudo do centro de massa deste corpo.
Iremos determinar o centro de massa do
sistema quando este ainda não possuía os berlindes.
Como o corpo A pode ser desprezado e o C
ainda não faz parte do sistema, o centro de massa vai responder ao centro geométrico
de B (4,5;5,5).
Veremos, de seguida, o que acontece ao centro
de massa quando os berlindes são acrescentados ao sistema.
A massa do corpo B (sem os berlindes) é de 83,4
g. A massa do corpo C (um só corpo que representa os sete berlindes) é de 40,6
g.
O centro de massa do corpo B é 4,5 e 5,5; e da
bola C, 4,5 e 0,5, pois, a distância média a que os berlindes distam do solo é
de, aproximadamente, 1 cm.
Segundo a definição
de posição do centro de massa, a posição segundo y (segundo x será 4,5 – eixo
de simetria) do centro de massa do sistema será dada por, (não esquecer que o
corpo A foi desprezado porque não faria diferença devido à massa ser muito
pequena):
Logo, o centro de massa do sistema, terá, de
coordenadas, 4,5 e 3,9, o que irá fazer com que…
Em relação ao sistema sem berlindes, o centro
de massa “desceu” aproximando-se da zona do corpo com maior massa.
Se ainda não se sente convencido e/ou deseja
visualizar a parte prática de todo este estudo…
Trabalho realizado por:
- Catarina Ferreira 12ºB nº2
- Filipe Ferreira 12ºB nº9
- Pedro Barbosa 12ºB nº20
- Pedro Martins 12ºB nº21
- Ricardo Sousa 12ºB nº23
Professora:
- Susana Fonseca
Disciplina:
- Física
Ano Letivo 2012/2013
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