O DILEMA DA FORÇA RESULTANTE
Observe esta montagem e tente
indicar em que sentido se vai deslocar cada um dos carros, inicialmente em
repouso, quando se aumenta o peso de B ou o peso de A.
Ainda não chegou lá? Aqui estão
pistas:
Independentemente
do sistema estar em repouso ou não, todas as tensões se anulam
(T1= -T2, T3= -T4, T5= -T6); no carro roxo, a componente do peso segundo y anula com a reação normal, e no carro azul, o peso também anula com a reação normal.
(T1= -T2, T3= -T4, T5= -T6); no carro roxo, a componente do peso segundo y anula com a reação normal, e no carro azul, o peso também anula com a reação normal.
Quando
o sistema está em repouso (Fr=0), pois PA= PB.
Se, mesmo assim, ainda não chegou
lá ou se quer confirmar a sua teoria, aqui tem a resolução deste desafio:
A
força resultante que atua no plano horizontal consiste na subtração entre o
peso de B e o peso de A, PB – PA (pois são as únicas
forças que não se anulam no sistema, logo, a resultante vai resultar da
diferença entre elas)
A
força resultante que atua no plano inclinado consiste na componente do peso
segundo x, PCx (única força que, neste sistema, também não se anula).
Logo,
a força resultante do sistema será PCx – (PB – PA).
Quando se aumenta o peso de A:
Quando
o peso de A, PA, aumenta, PB – PA < 0.
Logo, o carrinho azul desloca-se segundo o sentido negativo da trajetória.
Assim,
PCx – (PB – PA) > 0, pelo que o carrinho roxo
irá movimentar-se segundo o sentido positivo da trajetória.
Portanto,
quando se aumenta o peso de A, o carrinho azul desloca-se para o sentido
esquerdo, o que fará com que o carrinho roxo suba a rampa.
Quando se aumenta o peso de B:
Quando
o peso de B, PB, aumenta, PB – PA > 0.
Logo, o carrinho azul desloca-se segundo o sentido positivo da trajetória.
Assim,
PCx – (PB – PA) < 0 (pois PCx <
PB – PA), pelo que o carrinho roxo desloca-se no sentido
negativo da trajetória.
Portanto, quando se aumenta o peso
de B, o carrinho azul irá deslocar-se para o sentido direito, o que fará com
que o carrinho roxo desça a rampa.
Não
acredita? Veja por si mesmo:
Quanto à demonstração em que se verifica o aumento do peso de A, iremos deixar a questão no ar, de modo a que você mesmo comprove fazendo um sistema igual ao nosso! Boa sorte.
Realizado por:
- Catarina Ferreira 12ºB nº2
- Filipe Ferreira 12ºB nº9
- Pedro Barbosa 12ºB nº20
- Pedro Martins 12ºB nº21
- Ricardo Sousa 12ºB nº23
Professora:
- Susana Fonseca
Ano Letivo 2012/2013
Escola Secundária Daniel Faria –
Baltar
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